Sinopse:“Todas as manhãs ele lê para ela de um caderno desbotado pelo tempo, uma história de amor que ela não recorda nem compreende. Um ritual que se repete diariamente no lar de idosos onde ambos vivem agora. Pouco a pouco, ela deixa-se envolver pela magia da presença dele, do que ele lhe lê, pela ternura dele…E o milagre acontece. A paixão renasce, transpõe o abismo do tempo, o abismo da memória, e por instantes ela volta para ele… Apesar da doença. Mas haverá mais.
Todos os dias, ele lê-lhe a história de um simples rapaz sulista e de uma rapariga destinada a brilhar na high society. A primeira paixão, clara como uma manhã orvalhada de maravilha e descoberta. Afastados depois pela impiedosa exigência do abismo que os separa. Catorze anos mais tarde, ele é um sobrevivente de guerra e ela está a poucos dias de tornar-se a mulher de um outro homem. Mas volta por uma necessidade imperiosa de o rever. O reencontro traz de novo toda a magia. Terá o amor poder suficiente desta vez?
Mas haverá mais. Sempre.”
Este livro conta-nos a história de amor de Noah e Allison. A história é contada através de Noah, das suas lembranças e palavras. Uma história que começa na adolescência, em que são separados pelas diferenças sociais, pois Noah é pobre e Allison era uma rapariga rica, e com um futuro em que se deveria de casar com alguém da mesma posição social que ela. Após a sua separação passam catorze anos até se voltarem a encontrar, e ainda que Allison estivesse quase a se casar decidem ficar juntos apesar das diferenças sociais. Porém o livro leva-nos depois para os anos de idosos do casal, em que Allison sofre de Alzheimer e num estado já avançado em que já não reconhece Noah nem se lembra da sua história de amor. Vemos um homem com uma força de vontade e de amor, que todos os dias lê a mesma história para ela como se de outra personagem se trata-se e não da própria vida de Allison. E nos dias bons ela lembra-se e podem aproveitar umas horas na companhia um do outro, noutros ela volta-se a apaixonar por Noah, e nos dias maus, ela não reconhece nada nem consegue assimilar aquilo que Noah lhe lê.
Um livro de amor, esperança, companheirismo e devoção total à pessoa amada. Um livro que nos faz chorar e querer viver um amor assim. Mostra-nos também a doença Alzheimer, e o que ela acarreta. Este livro faz-nos ver que esta doença causa sofrimento não só à pessoa que a têm, mas também a todos a que a rodeiam.
Gosto tanto deste livro :) E foste tu que me ofereceste :D Beijinho
ResponderEliminar